SINDELPOL TEM AGENDA COM LÍDER DO GOVERNO,
DEPUTADO MÁRCIO PACHECO

QUINTA, 05 DE AGOSTO DE 2021

Na última quarta-feira (04/08), o Presidente do Sindelpol-RJ , Leonardo Affonso, acompanhado do Vice-Presidente, Eduardo Miranda, tiveram uma agenda com o líder do governo, deputado estadual Márcio Pacheco, para tratar de temas de interesse da categoria.

No início da reunião, foi pontuado pelo presidente do Sindicato a apreensão e a insatisfação dos policiais civis em relação ao Governo Estadual, eis que os policiais civis ao longo dos últimos anos vem sofrendo um processo desvalorização e perda salarial contínuo. Sendo explicitada a importância de que haja uma recomposição das perdas inflacionárias pelo governo, pois de janeiro de 2014 a dezembro de 2020, a inflação atingiu um patamar de 38,90% (IPCA).

O deputado demonstrou sensibilidade com a questão e informou que a intenção do Governo Estadual é de conceder aos servidores alguma reposição inflacionária, pois no seu entendimento a Lei Complementar 178/2021, que alterou o Regime de Recuperação Fiscal do Estado não vedaria essa reposição inflacionária, porém reuniões e estudos estão sendo realizados na Casa Civil para a referida concessão. Tendo sido solicitado ao sindicato que formalizasse tal pleito, o qual será encaminhado via ofício.

Na sequência, o vice-presidente demonstrou preocupação com a reforma previdenciária estadual que será realizada pelo governo para atender ao Regime de Recuperação Fiscal, assinalando que Emenda Constitucional 103/2019 estabeleceu alguns parâmetros e balizas, mas que os Estados podem e devem realizar as suas reformas levando em consideração as suas peculiaridades locais. Alguns pontos sensíveis foram discutidos.

Márcio Pacheco informou que o governo pretende realizar a reforma previdenciária estadual ainda nesse segundo semestre. Esclarecendo que as tratativas e os textos legais estão sendo elaborados e desenvolvidos pelo Rioprevidência, sendo que nada ainda havia chegado a ALERJ. Esclarecendo que o tema seria alvo de debate no parlamento e se colocou a disposição para ouvir e debater a matéria quando esta estivesse na Assembleia.

A Diretoria do Sindelpol-RJ está atenta e conclama todos os Policiais Civis a se manterem mobilizados.

05 de agosto de 2021.
SINDICATO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO