Readequação da GHP




 

 
 
 
 
 

  • sexta, 18 de março de 2022


À esq. Reunião das entidades de classe realizada no SINDELPOL - À dir. encontro das entidades com Dep. Carlos Augusto


À esq. Entidades se reunem com o Governador no dia 17/01/22 - À dir. Reunião do Secretário com as entidades


À esq. Presidente e Vice do Sindelpol com o Líder da Alerj - À dir. Presidente e Vice do Sindelpol com o Líder do Governo

Após a valorização salarial concedida aos Policiais Militares e Bombeiros pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Sindelpol-RJ convocou uma reunião com todas as entidades representativas de classe da Polícia Civil, em sua sede, no dia doze de Janeiro. A união de forças e o trabalho conjunto foi o norte seguido diante do consenso sobre a necessidade de melhorias para a categoria.

Ao final da reunião, uma carta aberta ao Governador foi redigida e assinada por todos os representantes presentes, tendo como cerne a necessidade de concessão de tratamento isonômico entre todos os órgãos de segurança. O Deputado Delegado Carlos Augusto conseguiu uma agenda com o Exmo. Sr. Governador do Estado, cinco dias após o encontro.

No dia dezessete de janeiro o Governador Cláudio Castro atendeu o Sindelpol-RJ e todas as demais entidades, a saber, Sindpol, Adepol, Sinpol, Sindperj, Aperj, Colpol, Unicompol e Appol, estando presentes na reunião o Secretário, sua cúpula e o Deputado Carlos Augusto. O chefe do Executivo reconheceu o trabalho que os policiais civis têm realizado em prol da Segurança Pública do Estado, se comprometendo a conceder a valorização pleiteada pelas categorias presentes no encontro.

Por fim, foi determinado que a SEPOL realizasse os cálculos para que se chegasse a um denominador que atendesse o justo pleito. Ato contínuo, a Secretaria, após a realização dos respectivos cálculos e estudos de impacto, entendeu adequada a compensação através da melhoria na gratificação profissional.

Passadas algumas semanas, o Exmo. Secretário da Polícia Civil, Allan Turnowski, convidou todas as entidades para comparecer ao seu gabinete. Na ocasião, o Secretário informou aos representantes classistas sobre os percentuais para readequação da gratificação de habilitação profissional, já autorizados pelo Governador.

Logo no início desta semana, em consonância com o compromisso assumido na aludida reunião, o Governo encaminhou à Alerj o Projeto de Lei que prevê a readequação da GHP. Em paralelo, as entidades seguiram no propósito de articulação política na Casa Legislativa, para que o PL recém encaminhado fosse aprovado da forma mais célere possível.

Assim sendo, mais de quarenta gabinetes foram visitados por todas as entidades, destacando-se o trabalho de busca de diálogo do Sindelpol-RJ com o Presidente da Casa, o Deputado André Ceciliano, e com o Líder do Governo, Deputado Márcio Pacheco. Vale destacar que, em ambos os encontros, houve o comprometimento com as demandas apresentadas e celeridade na votação.

A caminhada continua!